herdeiro da doutrina sueca
Cicero Canuto de Lima, mais que um líder, foi
uma legenda dentro das Assembleias de Deus no
Brasil. Ao lado de Paulo Leivas Macalão, é um dos
nomes mais emblemáticos da denominação. Tal
como o pastor Macalão, é impossível contar
a história
das ADs sem se referir ao saudoso obreiro. Mas
como muitos pioneiros das ADs, muito se fala em
Cícero Canuto de Lima, porém pouco se sabe sobre
ele de fato. Quem foi esse senhor e líder?
uma legenda dentro das Assembleias de Deus no
Brasil. Ao lado de Paulo Leivas Macalão, é um dos
nomes mais emblemáticos da denominação. Tal
como o pastor Macalão, é impossível contar
a história
das ADs sem se referir ao saudoso obreiro. Mas
como muitos pioneiros das ADs, muito se fala em
Cícero Canuto de Lima, porém pouco se sabe sobre
ele de fato. Quem foi esse senhor e líder?
Segundo fontes oficiais, Cícero nasceu em
Mossoró/RN no dia 19 de janeiro de 1893.
Converteu-se ao pentecostalismo em 1918 na
cidade de Timboteua, Pará. Em 1923 foi
separado ao ministério pastoral por
Gunnar Vingren. Cooperou nas igrejas do Pará,
mas logo seguiu para João Pessoa capital da
Paraíba (na época a capital do Estado da PB se
chamava Cidade da Paraíba). Por 15 anos
liderou essa igreja. Partiu para o sul em
1939 onde cooperou na AD em São Cristóvão,
até que em 1946, depois de pastorear a AD em
Santos, assumiu a AD Missão em SP. Em SP
foram 34 anos de pastorado, o qual cessou
somente em 1980 ao ser sucedido por
José Wellington Bezerra da Costa.
Mossoró/RN no dia 19 de janeiro de 1893.
Converteu-se ao pentecostalismo em 1918 na
cidade de Timboteua, Pará. Em 1923 foi
separado ao ministério pastoral por
Gunnar Vingren. Cooperou nas igrejas do Pará,
mas logo seguiu para João Pessoa capital da
Paraíba (na época a capital do Estado da PB se
chamava Cidade da Paraíba). Por 15 anos
liderou essa igreja. Partiu para o sul em
1939 onde cooperou na AD em São Cristóvão,
até que em 1946, depois de pastorear a AD em
Santos, assumiu a AD Missão em SP. Em SP
foram 34 anos de pastorado, o qual cessou
somente em 1980 ao ser sucedido por
José Wellington Bezerra da Costa.
Fora algumas informações mais edificantes
(como em toda biografia oficial), como a sua
experiência de conversão, perseguições religiosas
e o Batismo com o Espírito Santo, pouco se
comenta sobre sua personalidade, ou sobre seu
método de trabalho. Mas como todo grande
líder e homem que foi, Cícero teve suas
ambiguidades e decifrá-lo ainda é um desafio
para os estudiosos das ADs.
(como em toda biografia oficial), como a sua
experiência de conversão, perseguições religiosas
e o Batismo com o Espírito Santo, pouco se
comenta sobre sua personalidade, ou sobre seu
método de trabalho. Mas como todo grande
líder e homem que foi, Cícero teve suas
ambiguidades e decifrá-lo ainda é um desafio
para os estudiosos das ADs.
Uma coisa é certa: Macalão passou à história
oficial, e ao imaginário assembleiano como
o líder doutrinador de grande conservadorismo.
Porém, ao longo da vida e ministério, Paulo Leivas
foi flexibilizando. Como Cícero, Macalão foi
contra institutos bíblicos, congressos de jovens
e era famoso por sua "proverbial rigidez" na
conduta moral dos membros do seu ministério.
Contudo, com o tempo, se percebe certa abertura
a muitas iniciativas antes condenadas por ele mesmo,
ou por outros líderes assembleianos.
oficial, e ao imaginário assembleiano como
o líder doutrinador de grande conservadorismo.
Porém, ao longo da vida e ministério, Paulo Leivas
foi flexibilizando. Como Cícero, Macalão foi
contra institutos bíblicos, congressos de jovens
e era famoso por sua "proverbial rigidez" na
conduta moral dos membros do seu ministério.
Contudo, com o tempo, se percebe certa abertura
a muitas iniciativas antes condenadas por ele mesmo,
ou por outros líderes assembleianos.
Cícero, ao contrário, não teve a mesma flexibilidade
de Macalão. Até o fim de sua carreira, condenou
todas
as mudanças que, ao seu ver desvirtuavam a
igreja. Enquanto a AD ministério de Madureira
fazia congressos de jovens, tinha instituto bíblicos
e círculo de oração de senhoras, a AD no
Belenzinho permanecia engessada. O engessamento
do ministério e sua avançada idade, ao que tudo
indica, precipitaram à uma sucessão que fugiu
do seu controle.
de Macalão. Até o fim de sua carreira, condenou
todas
as mudanças que, ao seu ver desvirtuavam a
igreja. Enquanto a AD ministério de Madureira
fazia congressos de jovens, tinha instituto bíblicos
e círculo de oração de senhoras, a AD no
Belenzinho permanecia engessada. O engessamento
do ministério e sua avançada idade, ao que tudo
indica, precipitaram à uma sucessão que fugiu
do seu controle.
Talvez o motivo dessa inflexibilidade, fosse uma
fixação, um reconhecimento contínuo, alimentado
por si mesmo e por outros admiradores seus ao longo
da vida, de pertencer ao "troco principal", ou seja,
de ser herdeiro legitimo dos ensinamentos dos
míticos missionários suecos. Assim, sentindo-se
como grande fiador da "doutrina", Cícero
desprezava qualquer inovação aos métodos
à ele confiados pelos pioneiros.
fixação, um reconhecimento contínuo, alimentado
por si mesmo e por outros admiradores seus ao longo
da vida, de pertencer ao "troco principal", ou seja,
de ser herdeiro legitimo dos ensinamentos dos
míticos missionários suecos. Assim, sentindo-se
como grande fiador da "doutrina", Cícero
desprezava qualquer inovação aos métodos
à ele confiados pelos pioneiros.
Ao ser entrevistado pelo Mensageiro da Paz
(nº6 de 1974), por ocasião do 50 anos de seu
ministério, o velho pioneiro expressou seu
desejo de "...continuar como comecei, na
doutrina que aprendi. Nos costumes dos
primeiros
missionários, daqueles homens de Deus", e
termina a entrevista afirmando
categoricamente que "nestas bases estou
trabalhando e pretendo seguir até que
Deus nos permita!". Anos depois, já
aposentado, sentindo-se esquecido dos irmãos,
em declaração à Folha de São Paulo (18 de janeiro
de 1982), o velho pioneiro, além de reclamar
das mudanças realizadas por seu sucessor,
ainda mantém o discurso da legitimidade: "Foi
triste constatar o fato, é triste sempre quando
vemos irmãos nossos separando-se do tronco
principal da Igreja. Eu, hoje, represento
e faço parte do tronco principal".
(nº6 de 1974), por ocasião do 50 anos de seu
ministério, o velho pioneiro expressou seu
desejo de "...continuar como comecei, na
doutrina que aprendi. Nos costumes dos
primeiros
missionários, daqueles homens de Deus", e
termina a entrevista afirmando
categoricamente que "nestas bases estou
trabalhando e pretendo seguir até que
Deus nos permita!". Anos depois, já
aposentado, sentindo-se esquecido dos irmãos,
em declaração à Folha de São Paulo (18 de janeiro
de 1982), o velho pioneiro, além de reclamar
das mudanças realizadas por seu sucessor,
ainda mantém o discurso da legitimidade: "Foi
triste constatar o fato, é triste sempre quando
vemos irmãos nossos separando-se do tronco
principal da Igreja. Eu, hoje, represento
e faço parte do tronco principal".
Soma-se a isso ainda, a escrita empregada nas
matérias do Mensageiro da Paz, (principalmente
dos anos 60) onde a AD do Belenzinho sempre se
declara e intitula a "pioneira" e "Igreja Mãe" em
oposição a outros ministérios tidos como
ilegítimos e espúrios. Há sempre um tom de
guerra velada contra outros ministérios
da AD implantados na Pauliceia.
matérias do Mensageiro da Paz, (principalmente
dos anos 60) onde a AD do Belenzinho sempre se
declara e intitula a "pioneira" e "Igreja Mãe" em
oposição a outros ministérios tidos como
ilegítimos e espúrios. Há sempre um tom de
guerra velada contra outros ministérios
da AD implantados na Pauliceia.
Porém, temos algo de contraditório em sua
biografia. Apesar de se declarar do "tronco"
principal, pastor da "Igreja Mãe", e herdeiro
legitimodos primeiros missionários, pastor
Cícero,
juntamente com outros obreiros da
região Norte/Nordeste, idealizou em
Natal/RN a 1ª Convenção Geral a ser realizada na
mesma cidade em setembro de 1930. E é notório,
que além de ser seu primeiro presidente, ele e os
demais pastores nativos, contestaram os
missionários suecos, pois sentiam "necessidade de
terem maior liberdade na condução dos trabalhos"
e deles exigiram um novo rumo para as ADs no
Brasil.
biografia. Apesar de se declarar do "tronco"
principal, pastor da "Igreja Mãe", e herdeiro
legitimodos primeiros missionários, pastor
Cícero,
juntamente com outros obreiros da
região Norte/Nordeste, idealizou em
Natal/RN a 1ª Convenção Geral a ser realizada na
mesma cidade em setembro de 1930. E é notório,
que além de ser seu primeiro presidente, ele e os
demais pastores nativos, contestaram os
missionários suecos, pois sentiam "necessidade de
terem maior liberdade na condução dos trabalhos"
e deles exigiram um novo rumo para as ADs no
Brasil.
Essas são as voltas que o mundo dá. O herdeiro
da doutrina sueca e das suas tradições, uma
dia se postou contra a supremacia dos missionários.
da doutrina sueca e das suas tradições, uma
dia se postou contra a supremacia dos missionários.
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