Mensagens

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

1 SAMUEL 2:1 ANA OROU E DISSE



“ ENTÃO OROU ANA E DISSE : O MEU CORAÇÃO SE REGOZIJA NO SENHOR , A MINHA FORÇA ESTÁ EXALTADA NO SENHOR ,  A MINHA BOCA SE RI DOS MEUS INIMIGOS , PORQUANTO ME ALEGRO NA TUA SALVAÇÃO  “.     I SAMUEL 2: 1

            A ORAÇÃO é a forma mais eficaz de aproximação de uma pessoa com DEUS , quem ora tem acesso a DEUS , quando oramos conversamos com a PESSOA mais importante do universo , a pessoa mais OCUPADA  do universo , DEUS trabalha todos os dias , todas as horas do dia , servindo a humanidade que ELE criou.
            Alguns não entendem a IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO , pensam que por que podem falar com DEUS , DEUS tem que serví – los , respondendo a todos os pedidos que fazem , e respondendo rápido.
            Temos que compreender uma coisa em nosso relacionamento com DEUS , DEUS é o CRIADOR e SUSTENTADOR  de nossas vidas , NÓS  somos os seres criados , SUBMISSOS a VONTADE de DEUS . DEUS já nos deu muitas bençãos e continua nos abençoando diariamente , se ELE QUISER nos dar algo mais , É a VONTADE DELE , e não a nossa que deve prevalecer .
            Observamos que texto que a ORAÇÃO foi praticada por SERVOS de DEUS há muito tempo , antes mesmo da IGREJA DO NOVO TESTAMENTO ter sido FUNDADA por JESUS. 
LEIA TODO TEXTO EM MAIS INFORMAÇÕES



                        E FEZ UM VOTO DIZENDO : “ SENHOR DOS EXÉRCITOS , SE BENIGNAMENTE ATENTARES PARA A AFLIÇÃO DA TUA SERVA , E DE MIM TE LEMBRARES , E DA TUA SERVA TE NÃO ESQUECERES , E LHE DERES UM FILHO VARÃO , AO SENHOR O DAREI , POR TODOS OS DIAS DA SUA VIDA , E SOBRE A SUA CABEÇA NÃO PASSARÁ NAVALHA  “.. I SAMUEL 1: 11

            Antes de avaliarmos a ORAÇÃO DE ANA propriamente dita , avaliaremos o motivo desta oração . Os versos anteriores informam que o marido de Ana , ELCANA , tinha duas esposas , ANA E PENINA . PENINA tinha filhos mas ANA não tinha filhos .Elcana , TODOS OS ANOS subia  a SILO para ADORAR E SACRIFICAR ao SENHOR .
            Elcana sacrificava parte dos animais para DEUS e parte dava para sua mulher PENINA  e a TODOS OS SEUS FILHOS E FILHAS . ANA  recebia recebia PORÇÃO DUPLA  ,  ele dava a ela por AMOR , mesmo ela não tendo filhos , Naquele tempo , a maternidade era como uma obrigação para todas as mulheres , se uma mulher era estéril , aquela mulher era considerada como UMA AMALDIÇOADA POR DEUS .
            PENINA só porque tinha filhos se achava melhor do que ANA , por isto vivia a IRRITÁ  – LA , Ana CHORAVA muito e NÃO COMIA . Elcana tentava consolar Ana , dizendo a ela que ele era MELHOR do que 10 filhos .
            O  SACERDOTE , ou representante de DEUS na localidade de SILO era ELI  , enquanto ele estava sentado em uma cadeira perto do PILAR DO TEMPLO  , ANA fez uma ORAÇÃO das mais sinceras da Bíblia .

            E FEZ UM VOTO DIZENDO : “ SENHOR DOS EXÉRCITOS

            Ana nos ensina algo muito importante sobre a ORAÇÃO  , uma delas é a de que podemos ORAR  , mesmo estando MUITO TRISTE , MUITO AMARGURADA  . Muitas pessoas dizem que quando estamos tristes é MELHOR pedir os outros para orar por nós . Nada pode nos impedir de ORAR , de CONVERSAR com DEUS .
            ANA sofria muito , mas qual seria o motivo de seu sofrimento ? alguns poderiam dizer que era porque ela não podia ser mãe e ela se sentia AMALDIÇOADA por DEUS , mas na realidade o que a fazia sofrer era PENINA .
            Aqui está uma explicação porque um HOMEM não pode NUNCA casar com mais de uma mulher , este era apenas um costume oriental e não uma SOCIEDADE com a aprovação de DEUS , se DEUS quisesse que um homem tivesse duas ou mais mulheres , ELE teria criado outra mulher para Adão além de Eva.
            Penina age como uma mulher sem escrúpulos , que tenta humilhar a outra mulher de seu marido , ela se achava MELHOR do que ANA  , mas ELCANA diz no verso 5 , que ele AMAVA Ana , e para Ana ele disse que ele era MELHOR do que DEZ FILHOS .
            PENINA a HUMILHAVA E IRRITAVA , mas ANA não se entregou , não desanimou , ela foi forte , no  meio da dor , do sofrimento , da humilhação , ela se LEMBROU que ela não estava só , ela sabia que EXISTIA um DEUS PODEROSO , um DEUS que faz milagres , um DEUS que poderia ajudá – la .
            Ana em vez de se entregar , ela FOI ORAR  , ela foi DIANTE DA PRESENÇA DE DEUS ,

            E FEZ UM VOTO DIZENDO
           
            Aqui nesta frase vemos uma das qualidades de ANA ,  ela era uma mulher da CARÁTER , que CUMPRIA suas palavras , Ana não está como alguns fazem hoje , barganhando com DEUS , dizendo que só vão fazer determinada coisa para DEUS , se DEUS der o que eles querem .
            Ana faz um VOTO OU PROMESSA maravilhosa  , ela quer ter o filho para ter a BENÇÃO que todas as mulheres anseiam em ter , a BENÇÃO da MATERNIDADE  , ela quer que DEUS a use somente para trazer um SERVO DE DEUS através dela , mas este filho vai ser DEVOLVIDO para DEUS , para SERVI – LO .
            Ana aqui se parece com outra mulher , uma mulher do Novo testamento . Maria , a mãe de JESUS , não fez nenhum voto a DEUS quanto a maternidade , mas foi USADA por DEUS apenas para TRAZER JESUS a TERRA  , depois de nascido JESUS  se DEDICOU a seu serviço para DEUS da mesma forma que o filho de ANA foi . Apenas para lembrar , o filho de ANA , foi SAMUEL , um dos GIGANTES DA FÉ , um dos mais SÉRIOS homens da Bíblia , O RESPONSÁVEL por UNGIR Davi , um dos PROFETAS mais importantes de todos os tempos . 
            ANA nos ensina que não podemos ficar prometendo a DEUS o que não podemos cumprir , DEUS é um ser SÉRIO e deve ser RESPEITADO como tal  .
            ANA também nos mostra que não é necessário fazer VOTOS OU PROMESSAS sobrehumanas para ser abençoado por DEUS , tem pessoas que prometem subir a ESCADARIA DA PENHA NO RIO DE JANEIRO com 365 degraus de joelhos , outros carregam cruzes pesadas por quilômetros , outros caminham ajoelhadas no caminho de Fátima em Portugal , e outros tipos de sacrifícios , queridos e queridas , o SACRIFÍCIO que alguém deveria ter feito para agradar a DEUS , já foi feito por JESUS CRISTO ,  ao se ENTREGAR na cruz do calvário , hoje o que precisamos é RECONHECER o que JESUS CRISTO fez e SERVIR a JESUS  . Para orarmos basta SINCERIDADE e FÉ , Ana tinha  FÉ em DEUS e foi SINCERA diante de DEUS .
            Observe caro leitor , que DEUS conhecia o SOFRIMENTO de Ana , DEUS sabia o que ela queria , mas foi a ORAÇÃO dela , que mudou as coisas na vida dela . Talvez você agora fica ESPERANDO que as coisas mudem em sua vida e nada faz para estas mudanças acontecerem . Você tem que AGIR e AGIR  é ORAR , ORAR , ORAR , conversar com DEUS , mas além de ORAR , você tem que AGIR , AGIR , AGIR  .


            DEMORANDO -SE ELA NO ORAR PERANTE O SENHOR , PASSOU ELI A OBSERVAR – LHE O MOVIMENTO DOS LÁBIOS , PORQUANTO ANA , SÓ NO CORAÇÃO FALAVA , SEUS LÁBIOS SE MOVIAM , PORÉM . NÃO SE LHE OUVIA VOZ NENHUMA , POR ISSO ELI A TEVE POR EMBRIAGADA, E LHE DISSE : ATÉ QUANDO ESTARÁS TU EMBRIAGADA  ? APARTA DE TI ESTE VINHO , PORÉM ANA RESPONDEU , NÃO SENHOR MEU , EU SOU MULHER ATRIBULADA DE ESPÍRITO , NÃO BEBI VINHO NEM BEBIDA FORTE , PORÉM VENHO DERRAMANDO MINHA ALMA PERANTE O SENHOR , NÃO TENHAS A TUA SERVA POR FILHA DE BELIAL , PORQUE PELO EXCESSO DA MINHA ANSIEDADE  E DA MINHA AFLIÇÃO É QUE TENHO FALADO ATÉ AGORA .   Vs . 12- 16

            Outra lição ENSINADA por Ana , é SOBRE aproveitar o tempo na PRESENÇA DE DEUS  , tem pessoas hoje que se dizem SERVOS DE DEUS , mas passam o dia inteiro sem fazer uma oração sequer . Eles dizem que são ocupados demais , e que este negócio de oração é pra freiras , monges , idosas de grupo de oração que não tem nada pra fazer e vão pra igreja orar , esta forma de pensamento vai mudar rápido quando esta pessoa enfrentar um GRANDE PROBLEMA em sua vida , ele vai certamente para a igreja orar e pedir oração , a ORAÇÃO é para todos , e é preciso separar TEMPO pra ficar com DEUS ouvindo sua voz , SENTINDO sua presença .
            Os RELACIONAMENTOS FORTES E DURADOUROS da vida , são aqueles em que as pessoas envolvidas  se RELACIONAM por bastante tempo , desta forma se conhece as falhas e virtudes ,as manias , os gostos das pessoas , quando SEPARAMOS mais tempo para estar com DEUS , o conhecemos melhor , OUVIREMOS sua voz e saberemos reconhecê – las em outras oportunidades , conheceremos sua vontade , nossa fé aumenta , nossos medos se esmorecem , nossos inimigos temerão se aproximar de nós.
            Ana tinha um objetivo diante de DEUS e ela não se preocupava com o tempo que ela ficava na presença de DEUS , que possamos separar mais tempo para estarmos a sós com DEUS .
             SÓ NO CORAÇÃO FALAVA , SEUS LÁBIOS SE MOVIAM , PORÉM . NÃO SE LHE OUVIA VOZ NENHUMA , POR ISSO ELI A TEVE POR EMBRIAGADA, E LHE DISSE : ATÉ QUANDO ESTARÁS TU EMBRIAGADA  ? APARTA DE TI ESTE VINHO .

            Outra característica da ORAÇÃO DE ANA é que ela ORAVA COM O CORAÇÃO , COM O ESPÍRITO , COM O HOMEM INTERIOR , COM O HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO , todas estas palavras são sinônimas e são a PARTE IMATERIAL que todos os seres humanos tem , a parte invisível que temos que ninguém sabe exatamente onde fica , somente DEUS sabe onde nosso ESPÍRITO está dentro de nosso corpo .
            Existem momentos em nossa vida , que o sofrimento é tão grande , tão intenso , que nem forças para ORAR FALANDO temos , eu já passei inúmeras vezes por momentos assim e entendo o momento de Ana.
            O texto diz : “ SÓ NO CORAÇÃO FALAVA , SEUS LÁBIOS SE MOVIAM , PORÉM NÃO SE LHE OUVIA VOZ NENHUMA . Aqui DEUS tem mais uma LIÇÃO para nos ensinar , a de que não podemos AVALIAR a vida espiritual de uma pessoa pela entonação de sua voz , pelos gritos que dão quando oram , pelas palavras difíceis e sofisticadas , nem sempre as poderosas orações , são aquelas que ouvimos , mas aquelas do aparente SILÊNCIO , silêncio para nós , mas em som bem audível para DEUS .
            Na oração em que Ana falava com DEUS , o SACERDOTE , ou seja o REPRESENTANTE DE DEUS em SILO , não OUVIA nada , era um momento ESPECIAL de Ana com o seu DEUS , ELI não poderia ouvir , mas DEUS tudo ouvia . Caro leitor, NUNCA PARE DE ORAR  , ORE SEMPRE , TODOS OS DIAS , se a resposta que você recebeu para algo em sua vida for positiva , ORE para agradecer a DEUS , mas se for negativa , ORE da mesma forma ,  ORE para agradecer a DEUS , que respondeu segundo a vontade DELE  . Se estiver alegre ORE , se estiver TRISTE ORE também , se estiver saudável ORE , mas se estiver doente , ORE também , se sua voz sair ORE , se não sair , ORE EM ESPÍRITO , DEUS vai entender tudo . Não importa o IDIOMA em que você ORA , DEUS vai entender todos , se 100 PESSOAS estiverem orando ao mesmo tempo em diferentes IDIOMAS , DEUS vai entender todos , lembre -se você está ORANDO ao TODO – PODEROSO do UNIVERSO , com DEUS .
  ATÉ QUANDO ESTARÁS TU EMBRIAGADA  ? APARTA DE TI ESTE VINHO .

            Cuidado ao JULGAR a vida das pessoas , JULGAMENTO é uma ação TÍPICA do JULGADOR , de um JUIZ  , e quem é o JUIZ DO UNIVERSO  ? DEUS , este sim , pode avaliar , e JULGAR A VIDA DAS PESSOAS . Nós , por mais espirituais que pensemos que somos , não somos  superiores aos outros , somos passíveis de erros com qualquer pessoa .
            ELI era o SACERDOTE , o homem que deveria ter um CAPACIDADE de discernimento sobre a vida das pessoas , mas não tinha , naquele momento de dor , de sofrimento , de desespero , ANA precisava de uma palavra amiga  de um servo de DEUS e não JULGAMENTO de suas ações e palavras .
            Aqui  na ORAÇÃO de ANA , DEUS tem outra lição a dar , mas o ensinamento é para os LÍDERES RELIGIOSOS  ,os servos de DEUS , que representam DEUS na terra , a LIÇÃO É NÃO JULGUE AS PESSOAS AME -AS , AJUDE -AS , ORE POR ELAS , INTERCEDA POR ELAS , DEIXE O JULGAMENTO PARA DEUS .
            Tem pessoas que procuram determinados pastores e a primeira coisa que eles fazem é JULGAR a roupa da pessoa e o nível social , alguns se perceberem que algumas pessoas são de alta posição social , tratam bem estas pessoas , mas quando vêem que outras se apresentam mal vestidas , eles desprezam. 
            ELI , em vez de trazer uma palavra de CONSOLO para Ana , trouxe uma PALAVRA OFENSIVA , dizendo que ela estava embriagada , observe que ele nem perguntou a ela se ela estava EMBRIAGADA , ele JULGOU pelas APARÊNCIAS , ela APARENTAVA estar embriagada , mas não estava  , ele foi LOGO AFIRMANDO que ela estava embriagada , e ORDENOU que ela ABANDONASSE O VINHO  .
            Veja que situação interessante ,  uma MULHER AFLITA , estava perto de um SACERDOTE desconectado de DEUS , ELI não VIA o que DEUS via , ELI viu o EXTERIOR , mas ainda bem que DEUS viu o INTERIOR de ANA .
            Faltou a ELI RELACIONAMENTO mais profundo com DEUS , pois quando nos relacionamos com DEUS diariamente , OUVIMOS  a VOZ DE DEUS , conhecemos a vontade de DEUS , e agimos ORIENTADOS POR DEUS .
            ELI estava sentado em uma cadeira perto do pilar do templo , ele deveria estar é ajoelhando diante do SENHOR DO TEMPLO . Este quadro se repete hoje na casa de DEUS , muitos servos de DEUS estão sentados em seus escritórios dos templos , ou em suas cadeiras de honra nos púlpitos , mas não tem sensibilidade para enxergar o ser humano com amor e misericórdia como DEUS enxerga , e desprezam milhares de pessoas , entregando – as nas mãos do maligno , que está pronto para destruir as vidas .

             PORÉM ANA RESPONDEU , NÃO SENHOR MEU , EU SOU MULHER ATRIBULADA DE ESPÍRITO , NÃO BEBI VINHO NEM BEBIDA FORTE , PORÉM VENHO DERRAMANDO MINHA ALMA PERANTE O SENHOR , NÃO TENHAS A TUA SERVA POR FILHA DE BELIAL , PORQUE PELO EXCESSO DA MINHA ANSIEDADE  E DA MINHA AFLIÇÃO É QUE TENHO FALADO ATÉ AGORA .   Vs . 12- 16
            Eli não LEU o CORAÇÃO DE ANA  e PECOU ao julgá – la ERRADAMENTE ,  Ana então se encarregou de dizer a ele o que se passava no seu INTERIOR , NO SEU CORAÇÃO , ela disse que era uma mulher ATRIBULADA DE ESPÍRITO , COM EXCESSO DE ANSIEDADE  E AFLIÇÃO , QUE ESTAVA DERRAMANDO SUA ALMA PERANTE O SENHOR .
            Caro leitor , quem sabe você hoje se encontra assim , com TRISTEZA , COM O CORAÇÃO ATRIBULADO , ANSIOSO , AFLITO . Não importa o problema que você esteja enfrentando , DEUS tem uma BOA NOTICIA para te dar , DERRAME O SEU CORAÇÃO DIANTE DE DEUS , derramar o coração , é VIR do jeito que você está , DEUS vai mudar o estado do seu ESPÍRITO , um milagre vai acontecer dentro de você .
            Ana pediu para que ELI  não pensasse que ela fosse da parte do MAL , de DEMÔNIOS . Ana estava precisando realmente da ajuda de DEUS , e veremos posteriormente que sua vida mudou completamente e que sua oração foi respondida.

            ENTÃO LHE RESPONDEU ELI , VAI – TE EM PAZ  E O DEUS DE ISRAEL TE CONCEDA A PETIÇÃO QUE LHE FIZESTE . E DISSE ELA , ACHE A TUA SERVA MERCÊ DIANTE DE TI , ASSIM A MULHER SE FOI  SEU CAMINHO , E COMEU , E O SEU SEMBLANTE JÁ NÃO ERA MAIS TRISTE . V. 17. 18

            Eli no início erra ao JULGAR o comportamento de Ana pelas APARÊNCIAS , mas depois de Ana se explicar , ele como REPRESENTANTE DE DEUS , MINISTROU a BENÇÃO DIVINA sobre ela , DESEJANDO que DEUS responda a Ana conforme suas necessidades .
            UMA LIÇÃO aprendemos aqui sobre a FUNÇÃO DOS SERVOS DE DEUS HOJE , o servo de DEUS é o representante de DEUS ,O REPRESENTANTE DO BEM , DA BENÇÃO , DAS PROMESSAS DE DEUS , DA LIBERTAÇÃO DIVINA . Todo o poder que um servo de DEUS tem , deve ser usado para ALEGRAR E ABENÇOAR as pessoas , tem alguns que se dizem servos de DEUS , mas vivem a AMALDIÇOAR por aí . Amaldiçoam aqueles que não dão DÍZIMOS , e ainda usam Malaquias 3 , AMALDIÇOAM  os que querem mudar de congregação ,  AMALDIÇOAM os membros de outras religiões ,  AMALDIÇOAM gays , lésbicas , etc…
            Estas pessoas ERRAM porque não conhecem as ESCRITURAS E O PODER DE DEUS , já existem milhões de pessoas no mundo a serviço do MAL e  AMALDIÇOANDO as pessoas , o servo de DEUS , tem que fazer como ELI , que cumpriu seu papel , desejando que DEUS abençoasse Ana.
            OUTRA LIÇÃO que observamos aqui , é sobre o PODER DAS PALAVRAS . Ana ao conversar com ELI e ao receber dele uma PALAVRA DE INCENTIVO E ÂNIMO ,  mesmo sem ainda receber as RESPOSTAS de sua ORAÇÃO , ao sair dali o texto diz : “ O SEU SEMBLANTE JÁ NÃO ERA MAIS TRISTE “.  Uma palavra amiga , de apoio , de incentivo , de benção pode MUDAR O SEMBLANTE DAS PESSOAS .
            Tem pessoas que usam a PALAVRA INDEVIDAMENTE diariamente . Tem pais que dão preferência a um filho em detrimento dos outros , elogiam demais um filho , até mesmo na presença de outros filhos . Isto não é certo , todos não são filhos ? então devem ser tratados com o mesmo amor . Tem professores que ao invés de APOIAR um aluno com dificuldades ,  o chama de burro , incompetente e mau aluno , mas não procura saber porque aquele aluno está tendo um baixo rendimento , com uma PALAVRA DE INCENTIVO  , aquele aluno poderia sair da escola  mais animado , mais motivado.
            Caro leitor , PENSE BEM antes de dizer qualquer PALAVRA , as palavras não saem de dentro da gente SOZINHAS , elas carregam sentimentos , e ao chegarem no ouvido e coração das outras pessoas , podem CONSTRUIR UMA VIDA DE SUCESSO , ou DERRUBAR  a VIDA DE UMA PESSOA.
            Ana saiu do diálogo com ELI , mais alegre , mais animada , mais feliz , lembremos que no momento da oração ela estava MUITO ATRIBULADA.  Se as pessoas pensarem antes de FALAR , e em seus RELACIONAMENTOS usarem as palavras CORRETAMENTE , muitos problemas podem ser evitados , muitas brigas , separações , divórcios , podem ser evitados .

            PELO QUE TAMBÉM O TRAGO , COMO DEVOLVIDO AO SENHOR ,  POR TODOS OS DIAS QUE VIVER , POIS DO SENHOR O PEDI , E ELES ADORARAM ALI AO SENHOR …… v. 28
  Ana saiu da presença do SACERDOTE ELI , ela e seu marido voltaram para casa , e ELCANA seu marido , COABITOU com Ana ,  e o verso 19 diz : “ LEMBRANDO -SE DELA O SENHOR “. Ela CONCEBEU , teve um filho , a quem chamou SAMUEL , que significa : “ DO SENHOR O PEDI “.
            Elcana como era de costume , subiu a SILO para oferecer SACRIFÍCIOS ao SENHOR , mas Ana disse que não iria , e porque será que ela não foi oferecer SACRIFÍCIOS a DEUS ? porque ela já tinha recebido a resposta de sua ORAÇÃO ,  e como uma MULHER DE DEUS , SÉRIA , agora era hora de CUMPRIR SUA PROMESSA,  ela disse  : “ LEVÁ – LO – EI PARA SER APRESENTADO AO SENHOR ,  E PARA LÁ FICAR PARA SEMPRE “
             LEVÁ – LO – EI PARA SER APRESENTADO AO SENHOR ,  E PARA LÁ FICAR PARA SEMPRE “.  v. 22

            Que texto maravilhoso , impressionante , que FÉ , que FIDELIDADE , que respeito a DEUS , que amor a OBRA DE DEUS . Ana queria apenas ser como a maioria das  mulheres , ela queria ser AMADA por seu marido , e poder gerar filhos , PENINA  , usada pelo MAL a humilhava , mas DEUS tudo via , tudo ouvia , permitiu que ANA  fosse HUMILHADA , mas na HORA CERTA , NA HORA DE DEUS , seu FILHO NASCE , lembremos que ANA era ESTÉRIL , este FILHO é um MILAGRE DE DEUS .
            Caro leitor , você ACREDITA EM MILAGRES DE DEUS  ? ou você pensa que os milagres aconteceram somente no passado , o mesmo DEUS de Ana é o seu DEUS hoje , e existem coisas em nossa vida , que somente acontecerão por um MILAGRE DE DEUS ,  e você precisa CRER no PODER DE DEUS .

            QUEM PROMETE TEM QUE CUMPRIR SUAS PALAVRAS , SUAS PROMESSAS …

            A benção mais IMPORTANTE da vida de ANA chegou , e a primeira coisa que ela fez não foi comprar um LINDO  berço , ou roupinhas bonitas . Ela não iria nem AMAMENTÁ – LO , Elcana , sugeriu que ela ESPERASSE até que ele DESMAMASSE  ( v. 23) , quando SAMUEL ainda era uma criança , Ana o levou a SILO para cumprir o que TINHA PROMETIDO . Chegando a ELI , ela lembra – o que ela era aquela que estava ATRIBULADA , e ela diz que sua ORAÇÃO tinha sido respondida , e como PROMETIDO  , ela estava DEVOLVENDO seu filho para DEUS , para a OBRA DE DEUS , para o serviço de DEUS . O  verso 28 diz que AMBOS ELI E ANA , ADORARAM ALI AO SENHOR .
            Ana mais uma vez nos ensina sobre a vida e sobre as BENÇÃOS DA VIDA . Ana INVESTIU o que recebeu de DEUS na OBRA DE DEUS , e você caro leitor o que faz com as BENÇÃOS DE DEUS em sua vida ? os DONS que você tem para que serve ? para o seu próprio deleite ?  para o seu enriquecimento ? Seu carro que DEUS te deu para que serve ? para você passear aos domingos com a família , para curtir a vida ?  ou para ser usado no serviço de DEUS , levando sua família e amigos para a casa de DEUS ? quem sabe para buscar pastores e servos de DEUS que vão pregar em sua congregação ?
            Para que serve o violão , o piano  , o saxofone , e a sua voz afinada ?  quem te deu estes instrumentos ?  não foi DEUS ?  então porque não usá – los para HONRAR , LOUVAR , ADORAR , EXALTAR E DIVULGAR DEUS ?
            E os filhos que você tem ?  quem te deu  ?  não foi DEUS ? porque não DEVOLVÊ – LOS A DEUS ? Porque não pedir a DEUS que cuide DELES ? que os use para alcançar outros jovens ?
            Hoje em dia milhares de PAIS choram porque receberam seus filhos de DEUS e hoje os vê sendo instrumentos do mal , caro leitor , não desanime , nem tudo está perdido , aprenda com ANA , o IMPOSSÍVEL para você , quando você leva pra DEUS , DEUS tira o IM  e fica TUDO POSSÍVEL. ORE, ORE, ORE , ORE , CHORE E ORE , MAS ORE, CONFIE E ORE , ORE E CONFIE , DEUS está ouvindo suas orações e vai tirar seu filho de onde ele estiver . O verso 19 diz que DEUS SE LEMBROU DE ANA  e a ABENÇOOU  , o mesmo DEUS vai fazer com você ,  ORE , CONFIE E ESPERE .
            Um grande erro que uma pessoa pode cometer contra DEUS é PROMETER e não cumprir . Vemos em nosso país , um país RELIGIOSO por natureza , milhões de pessoas que ao receberem o que pediram a DEUS , PAGAREM AS PROMESSAS , alguns subindo escadarias de igrejas ajoelhados , outros carregando cruzes , e outros tipos de promessas,  o que vemos é a SINCERIDADE E FIDELIDADE destas pessoas em CUMPRIR o que prometeram a DEUS , não precisamos hoje fazer este tipo de sacrifício de subir degraus de igrejas nem de nos ferir para cumprir as promessas , a maior promessa que uma pessoa pode fazer a DEUS e cumprir é de SERVÍ – LO enquanto VIVER nesta TERRA  .

            DEUS REALIZOU MILAGRES NO PASSADO E REALIZA HOJE TAMBÉM ,VOCÊ CRÊ ?

            DEUS é realmente maravilhoso , ELE fez um milagre maravilhoso , mas como ELE REALIZOU este milagre  ?  usando a PARTICIPADÃO HUMANA . Deus TOCOU em ELCANA para que COABITASSE com Ana , ELE tocou em Ana para que COABITASSE com ELCANA . Eles fizeram a PARTE DELES e DEUS fez a sua , DEUS tocou no corpo de Ana , e como as MULHERES em geral nascem com a CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO , DEUS tocou no corpo de Ana , para que seu corpo agisse de forma NORMAL , DEUS não mandou SAMUEL dos céus numa nave espacial . SAMUEL veio do VENTRE de uma MULHER que não podia ter filhos , ALELUIA , GLÓRIAS  a este DEUS maravilhoso , que ALEGROU o coração daquela mulher .
            Em síntese MILAGRE é uma intervenção SOBRE NATURAL DIVINA sobre a VIDA HUMANA E NATURAL,  quando um ser humano pode fazer ele faz , quando algo está acima de seu poder , o PODER DE DEUS é invocado , DEUS não é obrigado a nada , ELE AGE se quiser e quando quiser , no caso de ANA , ele quiz e agiu , e mostrou que FAZ MILAGRES .
                            A ORAÇÃO DE ANA

  “ ENTÃO OROU ANA E DISSE : O MEU CORAÇÃO SE REGOZIJA NO SENHOR , A MINHA FORÇA ESTÁ EXALTADA NO SENHOR ,  A MINHA BOCA SE RI DOS MEUS INIMIGOS , PORQUANTO ME ALEGRO NA TUA SALVAÇÃO  “.     I SAMUEL 2: 1

            O MILAGRE DIVINO enfim aconteceu , DEUS viu e ouviu todo o sofrimento de Ana , mas quando decidiu AGIR , AGIU respondendo a ORAÇÃO DE ANA ,  o que ocorreu foi que a VONTADE DE ANA , coincidiu com A VONTADE DEUS . Veja o que diz : 1Jo 5:14 –    E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
            É neste ALINHAMENTO de vontades que muitos se decepcionam com a ORAÇÃO , DEUS SABE TUDO  , nós não sabemos de nada , é melhor então deixar a VONTADE DE DEUS prevalecer .

    O MEU CORAÇÃO SE REGOZIJA NO SENHOR ,
            Veja como DEUS faz em nossas vidas , ANA não conseguia nem ORAR de tanta tristeza que sentia , agora ela diz : O MEU CORAÇÃO SE REGOZIJA NO SENHOR . O coração dela agora estava FELIZ , REGOZIJANTE , mas em que ou em quem ela estava se alegrando ? o motivo da alegria era porque agora PENINA não poderia mais humilhá – la ? ou o motivo de sua ALEGRIA é porque seu filho nasceu ? a Bíblia explica que ANA não queria se vingar de Penina , ela queria apenas ser mãe e sua ALEGRIA tinha base em DEUS , ela diz que se REGOZIJA no SENHOR .
            Hoje temos que fazer o mesmo , não temos que ficar ALEGRES por que ganhamos um carro novo , uma casa nova , um bom emprego , etc… temos que NOS REGOZIJAR em DEUS , o SENHOR de nossa vida .
            Quando nos REGOZIJAMOS NO SENHOR , tudo o que ACONTECER em nossa vida , nos ALEGRAREMOS porque sabemos que o SENHOR está no CONTROLE DE NOSSA VIDA , e que sua VONTADE está se manifestando .
            Constantemente vemos pessoas que se dizem CRISTÃS , reclamando continuamente da vida , e reclamando de barriga cheia , somente porque DEUS não respondeu suas orações conforme suas vontades , vivem tristes e amarguradas , que estes possam aprender com ANA  , que disse que seu  CORAÇÃO SE REGOZIJA NO SENHOR  .
            Vamos nos alegrar no SENHOR hoje  e sempre queridos , vamos nos ALEGRAR pela saúde , pelo trabalho , pelos familiares , pelos amigos , vamos nos ALEGRAR porque podemos sentir a presença de DEUS , mesmo no meio de tantas dores e sofrimentos .


            A MINHA FORÇA ESTÁ EXALTADA NO SENHOR ,

            As coisas realmente mudaram na vida de ANA , de tão FRACA  , Eli pensou que estivesse embriagada , agora ela diz: A SUA  FORÇA ESTÁ EXALTADA NO SENHOR . Que maravilha , que verdade desfrutada por todos os servos de DEUS de todos os tempos ,  Veja o que Paulo diz sobre isto em 2Co 12:10 –    Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
            Caro leitor , se você se sente FRACO hoje , mas você CONFIA em DEUS , você não é FRACO , a sua FORÇA SERÁ EXALTADA NO SENHOR . Você vai fazer coisas que nunca imaginou que pudesse fazer , o PODER DE DEUS vai agir através de você , e você vai fazer como ANA , vai cantar , vai fazer com que todos saibam o que este poder é capaz de fazer .

              A MINHA BOCA SE RI DOS MEUS INIMIGOS

            Num mundo real e não utópico , por mais que façamos o bem e ajudemos as pessoas , sempre vai ter alguém que quer ver nossa destruição e nos inveja . Estes fazem parte de um grupo , o grupo dos nossos INIMIGOS , como andamos com DEUS e fazemos o bem , estas pessoas estão do lado do MAL , portanto DEUS vai estar ao nosso lado , LUTANDO contra estas pessoas em nosso lugar .
            A inimiga principal de Ana era PENINA , sua rival , que a humilhava e que se achava superior a Ana , não vemos Penina dizer nada depois da vitória  de Ana , é assim que DEUS faz conosco , por mais que algumas pessoas desejem nosso mal , DEUS sempre age em nosso favor , CALANDO , SILENCIANDO nossos inimigos .
            Por causa de sua PENINA , SUA INIMIGA , Ana chorou muito , se entristeceu muito , mas por causa de DEUS , ANA  se REGOZIJOU MUITO , Sua BOCA depois da vitória , AGORA RI  , RI  de Penina , Ri de sua anterior INCAPACIDADE de ter filhos , RI  de suas tristezas anteriores . ANA agora usa sua BOCA para RIR , pra se ALEGRAR , pra aproveitar cada minuto da vida .
            Caro leitor , quem são seus inimigos ?  o mais importante é você saber  quem são SEUS AMIGOS , e quem é seu MELHOR AMIGO . Quem tem DEUS como amigo , não precisa se preocupar com nenhum inimigo , eles CAIRÃO em algum momento e você vai FICAR de PÉ  , RINDO , se ALEGRANDO , FELIZ .

            PORQUANTO ME ALEGRO NA TUA SALVAÇÃO  “.    

            O PODER SALVADOR DE DEUS é extenso , ELE nos SALVA de uma vida eterna longe de DEUS , mas age enquanto estamos na TERRA  , nos SALVANDO do MEDO , DA INVEJA , DA DEPRESSÃO , DA COBIÇA , DA GLUTONARIA , DA AVAREZA E ETC..
            Ana parecia que iria sucumbir em sua TRISTEZA e DEPRESSÃO  , mas por ser uma MULHER DE ORAÇÃO , por CONFIAR EM DEUS , ela foi SALVA e sua história de vida , hoje é ensinada para todas as pessoas que querem ser VITORIOSOS na vida .

            NÃO HÁ SANTO COMO O SENHOR , PORQUANTO NÃO HÁ OUTRO ALÉM DE TI  , E ROCHA NÃO HÁ NENHUMA  , COMO O NOSSO DEUS .   V. 2

            Ana identifica duas QUALIDADES DE DEUS que não existe em mais ninguém. Ela PRIMEIRO diz que DEUS é SANTO , ser SANTO é ser SEPARADO  . Tem gente que diz por aí que O UNIVERSO é DEUS , outros dizem que DEUS é a floresta e que a floresta é DEUS ( PANTEÍSMO ) a verdade que DEUS é SANTO , SEPARADO DE TUDO E DE TODOS . DEUS criou o UNIVERSO e criou as florestas , não CONFUNDAM DEUS com a NATUREZA , isto é erro primário sobre DEUS . Ana sem estudar TEOLOGIA , descobriu somente ao se relacionar com DEUS , que aprendamos isto também , DEUS é SANTO e ÚNICO DEUS no UNIVERSO .
            Ana também descobriu que DEUS É ROCHA . Tem gente que diz que a VACA , O RATO , O MACACO , e outros animais e coisas são SAGRADAS e devem ser respeitadas e adoradas como DIVINDADES . Os que agem desta forma , estão dando o caráter de DIVINDADE a seres CRIADOS por DEUS . DEUS é ROCHA , é PODEROSO, quem constrói sua VIDA , seus projetos e seu futuro SOBRE esta ROCHA  , jamais será ABALADO .

            A IGREJA ESTÁ EDIFICADA SOBRE A ROCHA , SOBRE A PEDRA

            Mat 16:18 –     Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra   ( CRISTO ) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

            Uma falsa interpretação neste texto  , levam alguns a pensar que a igreja de JESUS está firmada sobre PEDRO , mas na realidade JESUS está apenas falando do jeito de PEDRO , dizendo sobre como ele é  , forte , corajoso, destemido , mas ao falar sobre a igreja diz que JESUS é que  é a ROCHA sobre a qual a igreja está fundada.

Mat 7:24 –       Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

Mat 7:25 –       E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

Luc 6:48 –       É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.

            ANA disse que DEUS é ROCHA , e hoje para que possamos estar sobre esta ROCHA , precisamos ESCUTAR AS PALAVRAS DE DEUS e praticá  – la . quem         fizer isto vai ser vitorioso, pode vir todos os tipos de tempestades e sua vida não será abalada.


            NÃO MULTIPLIQUEIS AS PALAVRAS DE ORGULHO  , NEM SAIAM COUSAS ARROGANTES DA VOSSA BOCA  , PORQUE O SENHOR É O DEUS DA SABEDORIA  E PESA TODOS OS FEITOS NA BALANÇA  , O ARCO DOS FORTES É QUEBRADO  , PORÉM OS DÉBEIS CINGIDOS DE FORÇA , OS QUE ANTES ERAM FARTOS , HOJE SE ALUGAM POR PÃO  , MAS OS QUE ANDAVAM FAMINTOS  , NÃO SOFREM MAIS FOME  , ATÉ A ESTÉRIL TEM SETE FILHOS  , E A QUEM TINHA MUITOS FILHOS PERDE O VIGOR , O SENHOR É O QUE TIRA A VIDA E A DÁ  , FAZ DESCER A SEPULTURA E FAZ SUBIR , O SENHOR EMPOBRECE E ENRIQUECE , ABAIXA E TAMBÉM EXALTA , LEVANTA O POBRE  DO PÓ , E DESDE O MONTURO EXALTA O NECESSITADO , PARA O FAZER ASSENTAR ENTRE OS PRÍNCIPES , PARA O FAZER HERDAR  O TRONO DE GLÓRIA , PORQUE DO SENHOR SÃO AS COLUNAS DA TERRA , E ASSENTOU SOBRE ELAS O MUNDO . ELE GUARDA OS PÉS DOS SEUS SANTOS , PORÉM OS PERVERSOS EMUDECEM  NAS TREVAS DA MORTE , PORQUE O HOMEM NÃO PREVALECE PELA FORÇA , OS QUE CONTENDEM COM O SENHOR SÃO QUEBRANTADOS , DOS CÉUS TROVEJA CONTRA ELES , O SENHOR JULGA AS EXTREMIDADES DA TERRA , DÁ FORÇA AO SEU REI , E EXALTA O PODER DO SEU UNGIDO  “  Vs..3- 10

            Ana , uma serva do SENHOR , uma mulher HUMILDE , exemplo para todos os servos de DEUS de todos os tempos , diz coisas que só quem está INFLUENCIADA pelo ESPÍRITO DE DEUS , poderia falar , ela nos ensina sobre HUMILDADE , por ter sido alcançada pelo MILAGRE DE DEUS , ela diz para ELIMINARMOS as PALAVRAS DE ORGULHO de nossa vida , quem conhece verdadeiramente DEUS  , descobre quão frágeis e dependentes de DEUS somos . 
            Ana diz algo sobre a JUSTIÇA DIVINA , enquanto a JUSTIÇA TERRENA é CEGA para os RICOS e ENXERGA para os pobres , DEUS é um ser JUSTO , NA BALANÇA de sua JUSTIÇA , cada um RECEBE o que merece receber , se aceitamos JESUS como SENHOR E SALVADOR , viveremos sob A GRAÇA DE DEUS e receberemos FAVORES que não merecemos , os PECADOS do passado são apagados , e os que futuramente forem cometidos , serão apagados pelo SANGUE DE JESUS , mas os que viverem distante de DEUS , em rebeldia , maltratando as pessoas , perseguindo o povo de DEUS , a BALANÇA vai pender para o lado da IRA , DO JULGAMENTO ,  do poder da mão de DEUS .
            DEUS sabe o que cada um deve receber nesta vida e na vida eterna , por isto é bom vivermos amando e servindo este maravilhoso DEUS .
            Ana fala também sobre quem é o SENHOR da terra . Alguns pensam que satanás tomou o governo da terra das mãos de Adão , quando eles pecaram no Éden , uma verdadeira mentira do próprio diabo , DEUS sempre FOI , É E SERÁ o SENHOR do UNIVERSO e do planeta em que vivemos . Os que PENSAM ser FORTES , DEUS pode enfraquecê – los , os que PENSAM ser FRACOS , são FORTALECIDOS diariamente.  Os ricos podem ficar pobres de um dia para o outro , mas os que nasceram pobres podem ser ENRIQUECIDOS pelo poder de DEUS .
`           Ana diz que DEUS , se ELE quiser pode dar 7 FILHOS ou mais a quem é ESTÉRIL , mas este mesmo DEUS , pode tirar O VIGOR , a força não permitindo que tenha mais filhos , esta é uma lição para os que dizem : “ EU QUERO TER  ,DOIS , TRES , CINCO FILHOS  “.
            Ana diz que DEUS é o SENHOR da VIDA , nascemos , vivemos e morremos  pela VONTADE de DEUS , se alguém tiver que nascer , NINGUÉM tem poder para impedir , mas quando chegar  a hora da MORTE de alguém , nenhum médico pode dar mais um MINUTO de vida para alguém. 
            Ana diz que DEUS EXALTA E ABAIXA , aos que pensam que estão no topo do mundo , nas ALTAS CLASSES SOCIAIS , cuidado , está porque DEUS quer , se ELE não quiser , você vai para baixo , e bem baixo , para aprender a se HUMILHAR DEBAIXO DA POTENTE MÃO DE DEUS .
            Ana dá um EXEMPLO maravilhoso do que DEUS pode fazer , ela informa que DEUS pode levar uma pessoa a MORTE , mas também pode RESSUSCITÁ – LA . O velho testamento tem exemplos deste poder de DEUS , mas o maior exemplo disto  é JESUS CRISTO . DEUS providenciou um CORPO para JESUS , com este corpo JESUS VIVEU E MORREU , mas ao terceiro dia DEUS o ressuscitou . Se DEUS faz isto , o que ELE não pode fazer por nós ?        
            Ana diz que DEUS faz tudo isto na VIDA das pessoas , porque ELE CRIOU o PLANETA TERRA  e como CRIADOR tem poder absoluto sobre tudo e todos .
            Ana dá um recado para os ATEUS , para os que CONTENDEM contra DEUS , para aqueles que TENTAM LUTAR contra o PODER de DEUS , o PODER de seu povo , o poder de sua IGREJA . Os que CONTENDEM contra DEUS serão QUEBRANTADOS , QUEBRADOS , DESTRUÍDOS .
            Ana também informa que DEUS é o JUIZ DA TERRA , e JULGA cada um conforme sua vontade , ela diz também que DEUS dá força aos seu REI , o poder que JESUS usou na terra e impressionava as pessoas , vinha de DEUS , os representantes do reinado de JESUS na terra  , recebem o mesmo PODER DE JESUS para realizar a obra de DEUS na terra .     Ana termina dizendo que DEUS EXALTA o poder do seu UNGIDO . Ungidas são as pessoas ESCOLHIDAS E CAPACITADAS para realizar sua obra . JESUS foi O PRINCIPAL UNGIDO DE DEUS , hoje os que SERVEM a DEUS , são ESCOLHIDOS e CAPACITADOS por ELE ,algumas pessoas querem HUMILHAR estas pessoas , mas os que tentarem fazer isto , se DECEPCIONARÃO por que DEUS os EXALTARÁ , mas para isto acontecer , estes UNGIDOS , tem que estar debaixo da obediência a DEUS .
            Eli era , o sacerdote de DEUS em SILO quando Ana foi ORAR , ELI não era uma pessoa ruim , mas não USAVA sua autoridade de PAI corretamente . Enquanto Ana se ALEGRA pelo filho ABENÇOADO que recebera de DEUS , ELI  acabará morrendo JULGADO por DEUS por não SERVIR a DEUS corretamente em sua casa , com sua família , com seus filhos .

         ERAM OS FILHOS DE ELI  , FILHOS DE BELIAL , E NÃO SE IMPORTAVAM COM O SENHOR …v. 12.

            Vemos na própria OBRA DE DEUS um exemplo do que Ana expõe em sua LINDA ORAÇÃO POÉTICA , Ana chorou por seu filho , e quando ele nasceu ela queria que este filho fosse um PODEROSO INSTRUMENTO nas mãos de DEUS , como MÃE  E SERVA DE DEUS ela fez tudo o que estava em seu alcance para que seu filho fosse uma BENÇÃO e foi , SAMUEL foi um dos mais importantes PROFETAS DA BÍBLIA  , um homem de DEUS ,  o capítulo 3: 19 diz: “ CRESCIA SAMUEL , E O SENHOR ERA COM ELE , E NENHUMA DE TODAS AS SUAS PALAVRAS DEIXOU CAIR EM TERRA “.
            DEUS em sua infinita sabedoria , usou um PROFETA para dizer a ELI que DEUS iria julgar sua casa , e você sabe quem foi o profeta que DEUS usou para dizer estas DURAS verdades ? SAMUEL .
            Caro leitor, que ao meditar nesta ORAÇÃO de ANA eu e você , possamos MELHORAR diante de DEUS , e que possamos AMAR , SERVIR , LOUVAR , EXALTAR , HONRAR , ADORAR este DEUS maravilhoso que nos fez e que nos mantém vivos , que DEUS te abençoe ABUNDANTEMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário