Mensagens

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A VERDADE É QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM ENCHERGAR A VÉRDADE.


Deus é realizador de sonhos?
Uma passagem bíblica muito usada e gritantemente distorcida é aquela referente à José. Dizem eles: José teve um sonho (se referindo a um desejo dele) e Deus cumpriu seu sonho e o colocou como governador do Egito. Com isso, dizem eles: não desista de seus sonhos; Deus irá realiza-los. Sonhe! Sonhe! Sonhe!
Fica a pergunta: Estaria este verso se referindo a um desejo queJosé tinha de ser governador (ser grande, poderoso e cheio de status)? A bíblia revela que José possuía estes desejos, sendo isto seu sonho e objetivo de vida? Seria Deus um investidor, um mágico em uma lampada mágica que esta ali para realizar os desejos e caprichos humanos? Claro que não.
Primeiro vemos que os sonhos de José eram-lhe ocultos de significado ao seu próprio entendimento. Foram "sonhos" proféticos, a despeito de seus desejos. Deus estava dizendo a ele o que iria acontecer, pela vontade de Deus e não pelos desejos de José. José é vendido ao Egito, caluniado na casa de Potifar, preso numa masmorra por muitos anos, esquecido pelo copeiro-mor e depois chamado a presença de Faraó para lhe revelar um "sonho" (uma revelação profética, e não desejo de Faraó). Revelado o sonho, ele é posto no cargo de governador. Quando seus irmãos veem negociar com ele em troca de mantimentos, ele diz a eles: "Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento" (Gênesis 45:5-7).
Esta claro que tudo isso se relacionava a conservação da vida na terra e para conversar viva a sucessão de Abraão, visando a vinda de Cristo e o cumprimento de suas promessas. Não há sonhos aqui, não há desejos aqui. Há aqui, apenas decretos saindo dos desejos de Deus apenas. (Luis Eduardo Struciati)                                                                           

















            

Nenhum comentário:

Postar um comentário