Mensagens

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CHAMADO POR DEUS

 

CHAMADO POR DEUS

A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça. (Atos 7:35)
Este texto é por demais maravilhoso para aqueles que foram chamados por Deus. Justamente porque eles não encontrarão apoio dos homens para o ministério que lhes foi confiado. Agora veja, aquela igreja do tempo de Moisés estava se recusando reconhecer o ministério dele.
Leia em mais informações

Mas todo homem que foi realmente chamado por Deus enfrentará terríveis oposições, entre os próprios irmãos. Agora, caso Moisés fosse depender da aprovação daqueles homens, nunca exerceria seu ministério. Mas Deus o havia chamado, Deus o havia separado de tudo e de todos para um grande propósito e Moisés sabia disto. E quando Deus apareceu a ele naquela sarça e lhe entregou aquela grande comissão, ele não compartilhou aquilo com ninguém. Como Moisés era pastor das ovelhas do seu sogro Jetro, assim que desceu daquela experiência pediu permissão para retornar ao Egito nos seguintes termos: Deixa-me ir, voltar a meus irmãos que estão no Egito para ver se ainda vivem. Disse-lhe Jetro: Vai-te em paz. (Ex. 4:18)

Quem poderia compreender o chamado de Deus na vida de um homem? Quem poderia identificar este chamado? Porque tal homem não tem qualidades em si mesmo para isto. Muitas vezes, nem mesmo as pessoas mais próximas o compreende. Observe os familiares de Jesus, eles achavam que o Senhor estava fora de si. Porém quando se resiste ao ministério de Deus, resiste-se a Deus. A quem eles estavam realmente negando reconhecer? Ora, os filhos de Israel estavam negando reconhecer a libertação do Senhor. Assim como os filhos hebreus estavam negando reconhecer a salvação de Deus no Messias, Cristo. Da mesma maneira muitos negam reconhecer o que o Espírito do Senhor está fazendo agora mesmo. Mas tudo isto é uma grande maravilha porque Deus sempre faz as coisas diferentes do que pensamos, os Seus caminhos são mais altos que os nossos e os Seus pensamentos também. Tanto que até mesmo para quem é chamado pelo Senhor é difícil compreender como Deus poderia usá-lo.
Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. (Êxodo 4:10b)
Moisés estava alarmado com o que Deus desejava fazer em sua vida, não é diferente conosco. Ele tentou justifica-se para Deus, sua falta de vocação, por sua deficiência no falar, como se a eloqüência resolvesse o assunto. Ora irmão, qualquer pessoa pode decorar toda a Bíblia, e possuir uma eloqüência admirável e ainda assim não ser nem mesmo salvo. Isto é absolutamente correto. Não, não é a minha capacidade, não é o que eu sou, mas o que Ele é em mim. Quando corremos atrás do intelectual estamos impedindo o Espírito de agir, esta é a mais pura verdade. Nós não precisaríamos do Espírito de Deus se nossa eloqüência pudesse resolver. Mas isto está na contramão do chamado, isto embaça toda visão do que Deus pretende fazer. Todavia é exatamente isto que tem acontecido no que diz respeito ao chamado Deus, a educação tem tomado o lugar do Espírito Santo. E estas denominações intelectuais de hoje não escolheriam um Moisés para ser o seu pastor porque ninguém ia querer ouvi-lo, pois ele não era bom para falar, mas que coisa! Então como tais igrejas podem fazer qualquer crítica a Israel, pois eles são iguaisinhos àqueles que negaram o ministério de Moisés!
Disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. (Atos 13:2)
Quem chamou Barnabé e Saulo? Quem os separou para aquela obra? O Espírito Santo, evidentemente. Não Pedro, não um conjunto de ministros, não uma liderança eleita que muda com a mente política. Não, não, mas o Espírito Santo fez. Agora, onde entra o intelectual nisto? Simplesmente não entra! Não estou com isso desaprovando o estudo, mas note uma coisa, se Deus pretendesse que Sua Igreja corresse atrás do intelectual, então isto impediria que o Espírito Santo fizesse algo na Igreja. Nós não precisamos do Espírito Santo se a Igreja está sobre o intelectual. Então nós deveríamos encontrar o homem mais inteligente que pudéssemos encontrar para ser nosso pastor. E o maior prédio que pudéssemos construir, e conseguir mais membros para que pudéssemos colocar em nossa igreja, e desarraigar o iletrado, e trazer o intelectual, seria a melhor igreja, se é que é este o programa. Mas eu não posso encontrar um lugar através das Sagradas Escrituras onde a Igreja de Deus esteja para caminhar sobre a sabedoria dos homens. A Igreja de Deus está para caminhar pelo batismo do Espírito Santo. Os intelectuais que me perdoem, mas eles têm pouquíssimo a ver com isto. Não estou tentando apoiar o iletrado. Mas a educação em forma de psicologia tem tomado o lugar do Espírito Santo em muitas igrejas.
É lamentável ver alguns pensarem que por Paulo ter aprendido aos pés de Gamaliel, o maior mestre de seu tempo, pôde obter conhecimento suficiente que o possibilitou a escrever a maior parte do Novo Testamento. Mas que pensamento tão infeliz! Paulo, depois de convertido, nunca se vangloriou de aprender com Gamaliel, mas aquilo o serviu para humilhá-lo, porque mesmo aprendendo com o maior mestre da teologia do seu tempo, não obteve o conhecimento de Deus. Por isto mesmo que todo o seu conhecimento, tudo que ele alcançou e realizou, considerou mais tarde como perda e mesmo como refugo para poder ganhar a Cristo, o sublime e verdadeiro conhecimento.
Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo. (Gálatas 1:11-12)
Sabe quem ensinou a Paulo o Evangelho que ele deveria anunciar? O mesmo que ensina a todos aqueles que são chamados por Ele, o nosso Senhor Jesus Cristo. Todavia mediante revelação. Este é o ponto chave na vida daquele que é realmente chamado por Deus, revelação. E, Revelação não é interpretação. A interpretação pode variar bastante a respeito de um único assunto, mas a revelação é uma só. Este é o divisor de águas para o chamado, aquele que não possui revelação, também não foi chamado por Deus e o Evangelho que anuncia é segundo os homens. Seguramente é assim, pois toda a Bíblia, e todo plano de salvação, e ministérios e tudo mais que está nas Escrituras baseia-se inteiramente sobre a revelação de Jesus Cristo. Porquanto nenhuma Palavra da Escritura veio pela vontade humana, mas pela revelação do Espírito Santo. Por isto, Paulo fez saber que o Evangelho por ele anunciado, não era segundo os homens, mas mediante a revelação de Jesus Cristo. Assim como o Evangelho anunciado por qualquer homem chamado por Deus, será sempre a revelação do Senhor Jesus Cristo e nunca uma Palavra manufaturada. Então este homem chamado por Deus, assim como apóstolos e profetas, é levantado de uma maneira peculiar que somente os que são eleitos de Deus o reconhecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário