Mensagens

sábado, 20 de dezembro de 2014

CEGO DE JERICÓ

 
marcos 10;46-52
Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.

E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.

E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
leia toda matèria em mais informaçôes



Ao ler este pedaço da vida de Bartimeu o primeiro resumo que ressalta á vista é que Jesus curou a cegueira de Bartimeu , mas meditando um pouco mais, vejo esta história duma forma mais profunda.



Resumo:

1.Bartimeu ouviu falar de Jesus.

2.Bartimeu reconheceu e confessou Jesus como seu Único Salvador.

3.Bartimeu foi aos pés de Jesus em fé

4.Bartimeu estava disposto a deixar o passado

5.Bartimeu foi salvo e seguiu a Jesus.

Desenvolvimento:

Primeiro:

Quem era (quem é) Bartimeu?

A unica informação aqui é que Bartimeu era filho de Timeu.

Bartimeu era cego.

Bartimeu era um mendigo.

Bartimeu era cego e mendigo, provavelmente angustiado com sua cegueira, triste... sem esperança alguma de mudar o quadro de sua condição, naquela epoca nem todo o dinheiro do mundo nem a medicina poderiam curar sua cegueira.

Provavelmente Bartimeu se tenha acomodado à condição de cego e tentado ser feliz dentro dessa condição, mas seria realmente feliz?

  1. Mas o quadro de sua vida estava prestes a mudar: Jesus apareceu...
Bartimeu ouviu dizer que Jesus estava alí - provavelmente já alguém lhe tinha falado da pessoa de Jesus Cristo- e qual foi a reação de Bartimeu:

  1. Clamou Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
Ao clamar Bartimeu reconheceu duas coisas importantes, Reconheceu Jesus como seu Salvador (filho de Davi = O Messias), e Reconheceu a sua situação de “miserável” e necessitado da ajuda de Jesus ao clamar misericórdia.
Vemos também que a multidão o tentou calar, o tentou afastar de Jesus e da sua Salvação.
Mas a convicção (a fé) de que Jesus era sua única solução, ele voltou a clamar ainda mais alto.
  1. Jesus então o convidou a ir ter com ele
Nessa hora o que Bartimeu fez:
Lançou de si sua capa, ao fazer isso Bartimeu deixou para traz o seu símbolo de mendigo, o seu passado.
  1. Quando Jesus perguntou que ele queria Bartimeu respondeu: Que eu tenha vista.
Ao pronunciar estas palavras Bartimeu convicto que Jesus podia faze-lo, também estava consciente que ao ver sua vida mudaria, que não poderia ser mais um mendigo cego, que teria de "suar" o seu pão, mas ao pedir para ter vista estava admitindo e aceitando a necessidade de mudar de vida.
Jesus respondeu : Vai, a tua fé te salvou.
Nesta resposta de Jesus podemos ver que a fé de Bartimeu associada á sua ação de procurar Jesus o salvarão, o curaram da sua cegueira. 
  1. E logo viu, e seguiu a Jesus.
Também vemos que Bartimeu não só foi salvo mas que também seguiu a Jesus, imagino Bartimeu cheio de alegria glorificando e agradecendo ao Senhor durante a caminhada.
Conclusão:
Bartimeu, acreditou na cura divina para a sua vida, acreditou numa mudança na sua vida, teve a convicção inabalável (fé) de que só Jesus podia mudar o quadro da sua vida, que Jesus era o único com poder para o restaurar.
Pode parecer impossível, que o problema –humanamente- não tem solução, mas existe solução: Essa solução é o Senhor, Omnipotente.
Jeremias3:33
Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.  
Mateus 19:25,26
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
efésios3:20
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário