Mensagens

sábado, 21 de junho de 2014

A SABEDORIA DE SALOMÃO

O REI SALOMÃO E AS DUAS MÃES

        
.


Um episódio bíblico conta que o Rei Salomão, diante de duas mulheres que afirmavam que uma mesma criança lhes pertencia, determinou que se dividisse ao meio o menino, usando, para isso, um golpe de espada. Uma delas, então, desistiu da contenda e disse que preferia perder o filho a vê-lo morto.
Salomão, sem dúvida, concluiu que aquela era a verdadeira Mãe.

Certa noite, Salomão teve um sonho. Nesse sonho, Deus apareceu-lhe e perguntou: "O que queres que eu te dê?" Salomão pediu sabedoria para ser um bom rei. O pedido do jovem rei agradou a Deus. Salomão recebeu o que pediu e Deus prometeu que lhe daria também riquezas e honras. Não demorou muito para as pessoas perceberem a sabedoria de Salomão.
Um dia, duas mães vieram até ele com um bebé. Uma delas falou assim: "Uma noite, ela rolou sem querer sobre o seu filho e sufocou-o. Enquanto eu dormia, pegou o meu filho e colocou na cama dela. Depois colocou o menino morto nos meus braços." A outra mãe respondeu: "Não é verdade. Pelo contrário, o meu filho é o que está vivo e o teu é o que está morto."
O que é que o rei deveria fazer para descobrir quem era a mãe verdadeira?
Então ordenou que lhe trouxessem uma espada e sentenciou: "Cortem a criança viva pelo meio e dêem metade para cada uma destas mulheres."
A verdadeira mãe da criança viva acudiu  desesperadamente: "Por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher!"
"Podem cortá-lo em dois pedaços! Assim ele não será nem meu nem seu." - disse a outra mulher, visivelmente agradada.
Então o rei ordenou: "Entreguem o menino à primeira mulher porque ela é a mãe verdadeira. ."                                                                      leia  aqui em baixo todo texto..

  23;16Então vieram duas mulheres prostitutas ter com o rei, e se puseram diante dele.   
17 E disse-lhe uma das mulheres: Ah, meu senhor! eu e esta mulher moramos na mesma casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.   
18 E sucedeu que, no terceiro dia depois de meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma pessoa estranha estava conosco na casa; somente nós duas estávamos ali.   
19 Ora, durante a noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.   
20 E ela se levantou no decorrer da noite, tirou do meu lado o meu filho, enquanto a tua serva dormia, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou-o no meu seio.   
21 Quando me levantei pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando eu para ele à luz do dia, eis que não era o filho que me nascera.   
22 Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Replicou a primeira: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.   
23 Então disse o rei: Esta diz : Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo.   
24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele.   
25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra.   
26 Mas a mulher cujo filho é suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o.   
27 Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe.   
28 E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.
Todo o povo de Israel tomou conhecimento do julgamento e todos sentiram um grande respeito pelo rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário